Quem foi Jacques Lacan?
- Laura Miranda M Ramalho
- 8 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de fev.
fofocas edificantes
Ter notícias sobre as origens familiares de um autor não é mero detalhe, também não é algo que deveria impor certas consequências imediatas como: é americano, logo, sua teoria é colonizadora.
Saber localizar o autor em seu tempo é a possibilidade de reconhecer seus fundamentos, suas influências, suas escolhas políticas frente ao cenário da época, e aí sim, nos perguntarmos como isso atravessa sua obra.
Atravessar não é o mesmo que determinar.
Lacan vem de família de grandes comerciantes vinagreiros da burguesia francesa, isso certamente facilita que sua carreira em medicina se desenvolva sem empecilhos materiais, e que, a partir de suas pesquisas, se encontre com grandes nomes intelectuais. - ou seja: por mais genial que um autor possa parecer, ele nunca constrói nada só, e a depender de quem se cerca, há mais ou menos possibilidade de que seu trabalho seja levado adiante.
Lacan se encontrou com Koyré, Levi Strauss, Jakobson… e muitos outros grandes nomes do estruturalismo…
Para além disso, é importante lembrar que Lacan teve posicionamentos bastantes reacionários ao longo de sua vida. Desde o pouco caso que fez dos grandes acontecimentos políticos da época, até às posições mais diretas contra as greves estudantis (relegadas a uma leitura psicanalítica da busca por um mestre) e seus flertes com determinados autores como Maurras.
Segundo Roudinesco (2008), seus interesses giravam em torno de sua carreira pessoal e apenas isso.
Bem… vaidade e arrogância eram características reconhecidas do autor (ibid). Isso nos faz precisar lembrar mais vezes, enquanto o lemos, o quanto a engenhosidade de suas teorias foi efeito de construções coletivas, porém foracluídas de seus escritos. Lacan nem sempre cita suas referências. Daí a importância de nós, lacanianos, lermos autores para além de Lacan.
Acessar sua história é poder recolher os efeitos de seu lugar de enunciação em suas produções, e como disse ao início, isso não está determinado, não é um lugar de fala, não é mera referência a seu lugar geográfico, um lugar empírico. — podemos pensar mais disso em breve!
Mas por hoje deixo com vocês esse pequeno fragmento que construí da árvore genealógica de Lacan, desde seus bisavós, donos da Dessaux, até seus filhos - com destaque à Judith Lacan por estar envolvida com a psicanálise e casada com Jacques Alain Miller, grande nome na psicanálise atualmente, e o principal responsável pelos direitos da obra de Lacan hoje - e não sem impasses políticos.

Para baixar gratuitamente a árvore genealógica de Lacan e utilizar em seus estudos, clique no botão abaixo!
Quer ver um pouco dos bastidores desse processo de leitura da biografia do Lacan?
veja este reel: https://www.instagram.com/reel/DFnVmBgu3sx/
E claro, pra receber materiais de downloads, ferramentas e notícias de eventos e atividades , assine gratuitamente a newsletter, assim você recebe diretamente no seu email!